Net Rosas Banner Grande
Unimed Banner Grande
BQHost Banner Grande
Barbacena Shopping

Barbacena realiza “abraço pela Educação” contra corte orçamentário

No início da tarde de segunda-feira (13), alunos e servidores do IF Sudeste MG-Campus Barbacena  aderiram ao “Abraço pela Educação” em defesa da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, cuja a mobilização aconteceu em diversas unidades do IF no estado e no país, simbolizando a resistência contra o corte orçamentário anunciado pelo Ministério da Educação em 30 de abril de 2019.

Centenas de participantes se reuniram em frente à fachada do prédio Sede da instituição no município, onde ouviram atentamente os discursos realizados por representantes da direção. O diretor-geral do Campus Barbacena, professor Marcelo José Milagres de Almeida,  leu o manifesto do Conif enquanto os participantes, de mãos dadas, contornavam o Prédio Sede. Alguns servidores e alunos estavam vestidos de preto para manifestarem o luto pela redução no repasse de verbas destinadas para o desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão.

Em entrevista concedida ao Jornal Expresso de Barbacena, o diretor-geral do Campus Barbacena, professor Marcelo, comentou sobre o corte orçamentário anunciado pelo Ministério da Educação, o qual poderá comprometer o funcionamento da instituição, afetando áreas de limpeza, alimentação, diárias, capacitação dos servidores. Ainda de acordo com Marcelo, caso o Ministério da Educação não venha a rever estes cortes previstos, terá que promover adequações  profundas afim de se evitar que a instituição não seja afetada de forma mais drástica, impossibilitando seu funcionamento.

Atualmente no Campus Barbacena são ofertadas cerca de 2.300 vagas, distribuídas em cursos técnicos, superiores, e de prós-graduação.

Uma nova mobilização nacional está marcada para acontecer nesta quarta-feira (15),  sendo que em Barbacena o evento está previso para ser realizado a partir das 13h, com concentração  no Campus do IF Sudeste MG, de onde os participantes seguiram em caminhada pacífica em direção a Praça dos Andradas, no Centro da cidade.

Fotos: Januário Basílio.

Leia também:

EPCAR CELEBRARÁ ANIVERSÁRIO DE 70 ANOS COM EXTENSA PROGRAMAÇÃO

BQHost Banner Grande 2
Barbacena Shopping