Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Aprendiz
Banner grande BQHost 2

Cerimônia de 21 de Abril sem montagem de palanques na Praça Tiradentes

A Cerimônia do 21 de Abril, quando Ouro Preto simbolicamente se torna a capital do Estado, neste ano coincidiu com a Procissão da Ressurreição da Semana Santa,dia  em que as ladeiras da cidade ficam enfeitadas com os tradicionais tapetes de serragem. Devido aos dois eventos passarem pelo mesmo local, o prefeito Júlio Pimenta propôs e teve o pedido atendido pelo Conselho da Medalha de que a cerimônia em homenagem a Tiradentes fosse dividida em duas partes.

Haverá um momento simbólico da cerimônia cívica com a deposição da coroa de flores no monumento do mártir na Praça Tiradentes, sem a montagem de palanques como nos anos passados, com isso estará resguardada a montagem dos tapetes e a passagem da Procissão da Ressurreição na Praça. Já a entrega das medalhas e os discursos serão realizados no Centro de Artes e Convenções da UFOP. Segundo o Prefeito Júlio Pimenta, a cerimônia continuará sendo simbólica, porém com menos transtornos para a cidade. Ele esteve reunido em Brasília no dia 10 de abril, com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, para conversar sobre fomento ao turismo na cidade.

Sobre a Medalha da Inconfidência 

Criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitscheck, data importante para Ouro Preto e para o Brasil, e se refere ao dia da morte de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, sendo ele o mártir da Inconfidência Mineira.

A Medalha da Inconfidência  é a maior comenda concedida pelo Estado, que  homenageia entidades e personalidades que contribuem para o desenvolvimento de Minas e do Brasil, e possui quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência.

Fontes: Agência Minas e Prefeitura de Ouro Preto.

Leia também:

APENAS SEIS ESCOLAS CONTINUAM EM TEMPO INTEGRAL NA REGIÃO DAS VERTENTES