Coluna Januário Basílio homenageia Dona Totoca pelo aniversário de 102 anos
Uma das barbacenenses mais ilustre e querida da cidade completou ontem (11/04) 102 anos de vida. Dona Totoca, como Maria Leite de Castro Coutinho é carinhosamente tratada por familiares e amigos, comemorou seu aniversário em casa, junto a familiares.
Dona Totoca sempre foi uma pessoa muito atenciosa e carismática no trato com a população. Com um legado de vida cercado de atividades variadas, a barbacenense é considerada uma das mulheres mais ativas na sociedade local, e quando professora de artes contribuiu de forma muito significativa na formação educacional de vários moradores de Barbacena.
Em 2018, no ano de seu centenário, diversos eventos e homenagens foram realizados para festejar seus 100 anos, de vida, um deles, o lançamento do livro “Totoca, A centenária menina”. Além de familiares, o evento reuniu dezenas de personalidades dos mais variados segmentos da sociedade barbacenense no Espaço cultural Plataforma Rotunda. O livro, organizado pelo jornalista, Sérgio Cardoso Ayres, relata parte da história de vida de Totoca que ela mesmo havia escrito em anotações diversas guardados em seu arquivo pessoal.
Ao longo de sua trajetória de vida, Totoca recebeu homenagens de diversas entidades religiosas e culturais, bem como de empresas do setores publico e privado devido ao grande carisma e por sua atuação na cidade.
A barbacenense dedicou grande parte de sua vida atuando fervorosamente na Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, instituição religiosa fundada em 1754, responsável pela construção do suntuoso templo religioso de mesmo nome em Barbacena.
Nos festejos carnavalescos, Totoca radiava ainda mais alegria e vitalidade, e era tratada sempre com muito carinho e respeito pelos foliões da cidade, tanto que, no ano de seu centenário foi homenageada pelo bloco Recordar é Viver, e, um “parabéns pra você” foi entoado ao som dos “tamborins”.
Felicitamos Dona Totoca pela passagem dos seus 102 anos de vida, e rogamos à Deus que lhe conceda muita saúde e paz ao longo de sua vida! Parabéns!!!
Fotos: Januário Basílio e Facebook de familiares de “Totoca”.
Leia também:
CEFEC ABRE AS PORTAS PARA O LANÇAMENTO DO LIVRO, “TOTOCA, A CENTENÁRIA MENINA”