Net Rosas Banner Grande
Unimed Banner Grande
BQHost Banner Grande
Aprendiz

EPCAR realiza solenidade militar em comemoração ao Dia da Bandeira

A cerimônia objetiva a conscientização da importância da grandeza que este símbolo representa para todos os brasileiros. Neste ano, a Bandeira Nacional completa 130 anos de adoção e, como forma de homenagem e culto, é hasteada em horário especial, às 12 horas

Foi realizada na manhã desta terça-feira (19/11), no Pátio de Formaturas da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena (MG), a solenidade militar alusiva ao Dia da Bandeira. Contando com a presença de autoridades locais e de militares do efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), a cerimônia foi presidida pelo Comandante da Escola, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, que também foi o responsável pelo hasteamento do Pavilhão Nacional que, excepcionalmente nesta data, é realizado às 12h.

Neste ano de 2019, a Bandeira Nacional completa 130 de adoção e, além de ser hasteada em horário especial, também há, nas cerimônias militares, o momento solene da incineração daquelas que são consideradas inservíveis. Este ato é realizado pela praça mais antiga das unidades militares onde se realizam as cerimônias. Na GUARNAE-BQ, a incineração foi realizada pelo Suboficial Alexsandro Emmy Moura que, com 31 anos de serviço dedicados à Força Aérea Brasileira (FAB), descreveu a importância deste momento em sua carreira. “É um momento significativo e de extremo respeito com o nosso símbolo máximo. Sinto-me orgulhoso, como militar e como brasileiro, por participar de um dos momentos mais solenes desta cerimônia”, enfatizou.

“A Bandeira que tremula em nosso mastro não é somente o símbolo republicano que representa a Pátria; é a imagem e a alma de nosso povo traduzidas em cores. Que tenhamos a certeza de que em toda a parte em que a Força Aérea Brasileira se faz presente, lá estará, tremulando em local de destaque, a Bandeira do Brasil”, destacou o Brigadeiro Bellintani, Comandante da EPCAR, em sua Ordem do Dia alusiva a data, lida durante a solenidade.

Durante a solenidade militar, ainda foi realizada a leitura da Ordem do Dia, do Comandante da Aeronáutica e o canto do Hino à Bandeira que, em local de destaque, recebeu a continência de todos os integrantes do efetivo da Guarnição de Barbacena, durante o desfile militar que encerrou a cerimônia.

DIA DA BANDEIRA

A Bandeira Nacional, de conformidade com o disposto na constituição federal, é símbolo da República Federativa do Brasil e foi adotada pelo decreto no 4, de 19 de novembro de 1889, dia no qual passou a ser comemorado o Dia da Bandeira. A maior Bandeira Nacional fica na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF), com 286 metros quadrados e 90kg.

Fonte: Seção de Comunicação EPCAR.

SOLENIDADE MILITAR CELEBRA ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO 2ª Cia. Ind. DE BOMBEIROS

BQHost Banner Grande 2