Net Rosas Banner Grande
Unimed Banner Grande
BQHost Banner Grande
Barbacena Shopping

Senado Federal homenageia bombeiros militares e vítimas de Brumadinho

Na sexta-feira (29/03), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) foi homenageado no Senado Federal, em Brasília. O ato foi motivado pela atuação dos bombeiros militares nas atividades de busca, salvamento, resgate e recuperação de vítimas do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho. Ao todo, 61 militares do CBMMG participaram da solenidade que contou com a presença do Comandante-Geral da Corporação, Coronel BM Edgard Estevo da Silva.

Em seu discurso no Senado, o Coronel Estevo destacou a atuação conjunta com outros órgãos como a Polícia Militar, Defesa Civil e a Polícia Civil de Minas Gerais e o apoio de vários Estados e do Governo Federal. Ressaltou ainda a dedicação desses profissionais. “O que move o bombeiro é o desejo de ser útil ao próximo”, afirmou o Comandante.

Para os parlamentares, os bombeiros são merecedores de reconhecimento, homenagem e gratidão, já que sua atuação e buscas incansáveis possibilitaram a volta de vítimas para suas famílias.

No evento, também estiveram presente militares de Corpos de Bombeiros de outros Estados, que atuaram nas ações de busca em Brumadinho, como: Distrito Federal, Bahia e Rio de Janeiro.

A sessão foi encerrada com um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do rompimento da barragem de rejeitos.

O desastre em Brumadinho aconteceu no dia 25 de janeiro de 2019 e o balanço mais recente da Defesa Civil de Minas Gerais aponta 216 mortos, 88 desaparecidos e 395 pessoas localizadas.

Fonte: ASCOM do Senado Federal.

Academia da Polícia Militar homenageia o Corpo de Bombeiros

A Academia da Polícia Militar de Minas Gerais (APM),  comemorou na manhã da última quinta-feira (28), o aniversário de 85 anos de existência.

A cerimônia foi realizada no pátio da Academia  e teve a presença do Alto Comando da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e demais autoridades.

Na ocasião, militares e personalidades foram agraciados e homenageados pelo Comando da APM em razão dos bons serviços prestados ao educandário.

Um dos homenageados foi o Subcomandante da Academia, Tenente-Coronel Peron Batista da Silva Laigner, que recebeu das mãos do Comandante-Geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Cel Giovanne Gomes da Silva, uma placa de homenagem ao CBMMG. Para o Corpo de Bombeiros, a comenda representa o constante trabalho de interação, colaboração e parceria entres os dois tradicionais e qualificados centros de capacitação de militares em Minas Gerais

 

Corpo de Bombeiros recebe homenagem no Rio de Janeiro

Na última quarta-feira (27/03), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) foi agraciado com um prêmio especial no evento “Faz Diferença”, promovido pelo jornal  O Globo em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

A homenagem foi concedida devido ao trabalho desempenhado pela Corporação, em conjunto com Corpos de Bombeiros de todo Brasil e outros órgãos, após o rompimento da barragem em Brumadinho, no dia 25 de janeiro.

Na ocasião, a Corporação foi representada pelo Comandante da Academia de Bombeiros Militar (ABM), Coronel William da Silva Rosa.

Ao subir no palco, o coronel pediu um minuto de silêncio pelas vítimas da tragédia em Minas Gerais e do Centro de Treinamento do Flamengo.

Após receber o prêmio dos editores executivos Flávia Barbosa e Pedro Dias Leite, o Comandante da ABM lembrou sua atuação no desastre de Mariana, ocorrido em 2015, e comparou ao de Brumadinho.“Em 25 de janeiro deste ano, quis o destino que, mais uma vez, eu me deslocasse para um atendimento de uma ocorrência em uma barragem. Dessa vez, ao sobrevoar o local, percebi que o dano ambiental era bem menor que Mariana. Porém, o número de vítimas era bem superior”, recordou.

O Coronel William também reforçou que os bombeiros não descansarão até que o último corpo do acidente na barragem seja encontrado.“Não temos dia para terminar a operação. Desistir para nós não é uma opção. Represento não só os bombeiros militares de Minas, mas de todo o Brasil que estiveram conosco em Brumadinho”, disse.

Ele também transmitiu um recado às famílias das vítimas:“Para as famílias que toda semana se reúnem com os bombeiros para verificar o andamento das operações, quero dizer a eles que somos especializados no impossível. Só sairemos daquela ocorrência com o último corpo para a família poder fazer seu funeral devido. Ou se isso for absolutamente impossível, com uma resposta plausível a todos”, garantiu.

No evento, o Coronel agradeceu ainda o apoio dos voluntários:“Os voluntários lavaram até nossas roupas. Recebemos também cartas de crianças. A população nos dá confiança e apoio”, disse.

Há dois meses, os militares do CBMMG trabalham incansavelmente em meio à lama de rejeitos. Cerca de 1.850 bombeiros já chegaram a atuar nas buscas em Brumadinho.

Fonte: Bombeiros Militar de Minas Gerais.

Leia também:

CÂMARA DOS DEPUTADOS HOMENAGEIA BOMBEIROS E VÍTIMAS DE BRUMADINHO

BQHost Banner Grande 2
Barbacena Shopping