Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Barbacena e outras três cidades da região estão na categoria ‘B’ do Mapa do Turismo Brasileiro

Veja classificação de outros municípios das regiões

Ao todo, 68 municípios da Zona da Mata e Campo das Vertentes aparecem no novo mapa, que avalia os municípios conforme a infraestrutura e investimento no setor.

Os municípios de Juiz de Fora, São João del Rei, Barbacena e Muriaé aparecem na categoria “B” do Mapa do Turismo Brasileiro, estudo coordenado pelo Ministério do Turismo, divulgado nesta semana.

Ao todo, 68 municípios da Zona da Mata e Campo das Vertentes aparecem no novo mapa, que avalia os municípios conforme a infraestrutura e investimento no setor. Algumas cidades da região, como Cataguases, Leopoldina, São João Nepomuceno e Ubá, aparecem na categoria “C”.

No estudo, constam 2.542 municípios brasileiros que possuem alguma atividade turística ou meios de hospedagem. Em Minas, são 567 municípios cadastrados, sendo o estado brasileiro com o maior número de municípios validados e que compõem o Mapa do Turismo Brasileiro.

Em Minas Gerais, somente Poços de Caldas, Uberlândia e a capital Belo Horizonte estão na Categoria “A” do mapa nacional.

“Juiz de Fora se mantém na categoria B. O trabalho que tem sido feito está ratificando que nós estamos, mesmo em um período complicado, que continuamos trabalhando a atividade turística no município”.

As regiões turísticas da Zona da Mata e Campo das Vertentes classificadas no Mapa do Turismo são: a Trilha dos Inconfidentes, o Caminho Novo, a Serra do Brigadeiro, Serras e Cachoeiras, Nascente do Rio Doce, Serras e Cachoeiras, Caminhos Verdes de Minas, Pico da Bandeira e Serras de Ibitipoca.

 

Mapa do Turismo e categorização

O Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.

Os municípios do país são classificados de A a E no Mapa do Turismo. Esta categorização leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de algumas variáveis. Entre elas estão a quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens.

A partir deste ano, gestores de turismo municipais podem atualizar informações ou cadastrar municípios a qualquer tempo e não mais a cada dois anos, como era o processo anterior de elaboração do Mapa do Turismo. Com a medida, a plataforma de atualização permanece aberta durante todo o ano.

Para se cadastrar, os municípios precisam atender aos critérios estabelecidos na Portaria 41/2021. Entre eles estão, possuir um órgão responsável pelo setor turístico e orçamento definido para investimentos. Também é necessário que as empresas e trabalhadores estejam registrados no Cadastur – Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos. Este credenciamento certifica ao turista que o serviço é regularizado e confiável.

Além disso, o município precisa comprovar a existência de um Conselho Municipal de Turismo ativo e ter assinado um termo de compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT). Por fim, devem comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo, que pode ser conselho, associação, fórum ou comitê.

Confira abaixo com os municípios do Campo das Vertentes:

Categoria B:  Barbacena e São João del Rei.

Categoria D: Alto Rio Doce, Barroso, Carandaí, Dores de Campos, Ressaquinha e Santa Rita de Ibitipoca

Categoria E: Alfredo Vasconcelos, Antônio Carlos, Desterro do Melo e Santa Bárbara do Tugúrio.

Confira o mapa completo.

Fonte: G1 Zona da Mata foto (arquivo): Januário Basílio.

Leia também:

ALFREDO VASCONCELOS REALIZARÁ ENCENAÇÃO TEATRAL NA SEXTA-FEIRA SANTA