Net Rosas Banner Grande
Collegiati – Construtora
BQHost Banner Grande
Vertentes das Gerais – Banner – Noticia
Banner grande BQHost 2

Conselheiro Lafaiete promove ações alusiva ao Dia Mundial de Combate às Hepatites.

Na próxima sexta-feira (27), a Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, através do Centro de Promoção da Saúde do município, estará promovendo na praça da rodoviária, Centro da cidade, atividades alusiva ao Dia Mundial de Combate às Hepatites B e C, comemorado mundialmente no dia 28 de julho, sexta-feira, com ações de conscientização, prevenção, diagnóstico e controle das hepatites.

O evento acontecerá no período, de 09 da manhã até as 15 horas, A equipe do Centro de Promoção da Saúde estará realizando aconselhamento, distribuição de folders, preservativos e realização de testes rápidos das doenças (Hepatites B e C, HIV e Sífilis). A população também poderá aproveitar o momento para realizar a conferência do cartão de vacina e até mesmo ser vacinado contra a hepatite B.

De acordo com a Coordenadora do Centro de Proteção a Saúde de Conselheiro Lafaiete (CPS), Alésia Fernandes, o evento é importante para informar e sensibilizar a comunidade global sobre a hepatite B e C, encorajando a prevenção, diagnóstico e tratamento. As hepatites virais seguem sendo uma epidemia silenciosa, porque a maioria das pessoas que tem hepatite não sabem, já que as infecções levam anos para se manifestarem os sintomas.

Estima-se pelo menos 400 milhões de pessoas infectadas cronicamente pelos vírus das Hepatites B e C mundialmente.

 

Diagnóstico precoce é determinante para evitar a transmissão ou a evolução da doença e suas consequências

As Hepatites Virais são enfermidades silenciosas que atacam as células do fígado e comprometem o seu funcionamento, e o chamado “Julho Amarelo” foi o período escolhido pelo Ministério da Saúde para conscientizar a população sobre a importância da prevenção da doença.

No dia 28 de julho é celebrado o Dia Mundial do Combate às Hepatites Virais, e a Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta para a importância do diagnóstico precoce das hepatites, que pode ser determinante para evitar a transmissão ou a evolução da doença e suas consequências.

De acordo com a Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite (ABPH), “muitas pessoas só percebem que estão doentes quando a doença já está em estágio avançado, com ocorrências avançadas de cirrose ou câncer de fígado”, alerta o site da instituição.

As mortes de pessoas infectadas pelos vírus da hepatite B e hepatite C supera os casos de mortes decorrentes de HIV/AIDS, sendo as hepatites virais responsáveis por mais de um milhão de mortes a cada ano no mundo.
Realizar o diagnóstico precoce das hepatites é um dos principais determinantes para evitar a transmissão e progressão da doença e suas consequências.

Foto/arquivo: Januário Basílio.