Net Rosas Banner Grande
Unimed Banner Grande
BQHost Banner Grande
Aprendiz

Ibertioga, 57 anos: Homenagem do portal de notícias Vertentes das Gerais 

Fundado em 01 de março de 1963, o município de Ibertioga, na Região do Campo das Vertentes, completa neste domingo (01/03), 57 anos de emancipação política. Município integrante da Microrregião de Barbacena, o qual está distante a aproximadamente 42 km, com acesso pela MG-338, tem na agricultura e na pecuária uma de suas principais atividades econômicas.

Com população estimada em cerca de 5.021 habitantes, (Estimativa-IBGE 2019), Ibertioga  é conhecido por suas belas paisagens naturais, cercada por fazendas e cachoeiras e, é claro, pelo famoso e  tradicional Festival de Carros de Boi , que anualmente atrai expressivo número de turistas ao município, contribuindo no fomento econômico da região. A importância em que se tornou o Festival para o município e cidades em seu entorno é tão grande, que dezenas de produtores rurais fazem questão de andar quilômetros de distância para prestigiar o evento, fundado pelo saudoso Dr. Fontana com o objetivo de levantar recursos necessários para manter em funcionamento a maior e principal unidade hospitalar de Ibertioga e região; o Hospital Monumento às Mães.

 

Memória do saudoso e ilustre filho: Dr. Fontana

E por falar na memória do fundador do Hospital Monumento às Mães, José Francisco de Miranda Fontana, o Dr. Fontana, seu grande prestígio junto à população era tão grande, que foi eleito por duas vezes prefeito aclamado de Ibertioga entre 1989 e 1992 e de 1997 a 2000.

Foi graças ao “Doutor Fontana” que Ibertioga obteve grandes transformações, principalmente no que tange a área da saúde, sendo este um de seus maiores legado deixado aos ibertioganos.

Dr. Fontana (foto: Jornal Expresso de Barbacena) faleceu em 30 de abril de 2017, e deixou uma grande lacuna na cultura, política e no trato com seu povo, pois o carisma de Fontana era tão grandioso que no dia de sua morte uma multidão de pessoas, entre moradores da cidades e de municípios vizinhos, acompanharam seu cortejo pelas ruas de Ibertioga.

 

Religião

Município fortemente católico, tem nas igrejas; Matriz de Santo Antônio e Nossa Senhora do Rosário, suas duas maiores referência de religiosidade.

Quem chega ao município pela MG-338, é possível avistar de longe o prédio da Igreja Matriz de Santo Antônio, caracterizada pelo estilo barroco e fundada em 1711, que se destaca em meio a paisagem urbana, sendo este uma das mais altas construções na área urbana do município. Em seu interior, encontra-se vários painéis de autoria do saudoso artista plástico, o ibertiogano  Lourival Vargas,. Também em seu interior, existe uma imagem de Nossa Senhora grávida, idealizada no ano de 1991.

A “capital nacional dos carros de boi”, inserida no Circuito Serras de Ibitipoca, possui diversos atrativos naturais e lindas  paisagens de campos, além de fazendas tradicionais. Na área urbana do município possui diversos casarões antigos, alguns deles ainda mantém as características originais, de quando foram erguidos.

E como ocorre em diversos municípios de pequeno porte do interior do estado, a calmaria das ruas e hospitalidade do povo torna-se também um de seus principais atrativos.

Parabéns Ibertioga pelos seus 57 anos de emancipação política. Uma homenagem do portal de notícias Vertentes das Gerais.

ibertioga-mg-foto-januario-basilio

Fotos(arquivo): Januário Basílio.

Leia também:

2020 TEM O 3º FEVEREIRO MAIS CHUVOSO DOS ÚLTIMOS 59 ANOS EM BARBACENA

BQHost Banner Grande 2